História do Vinho



PÀGINAS :

Com os gregos para além de se estabelecer uma Indústria do vinho, elevou-se o vinho a um produto de referência, digno das divindades gregas – havendo mesmo um Deus do vinho – Dionísio, filho de Zeus.

O vinho era bebido pelos gregos em círculos sociais especialmente quando se discutiam assuntos filosóficos com o intuito de potenciar a paz de espírito e a clarificação de ideias.

A importância e o relevo que os gregos davam ao vinho estão bem evidentes nas obras-primas de Homero, Odisseia e especialmente em Ilíada.
Com os romanos o vinho é generalizado a todas as refeições do dia e a todo o espectro da sociedade, até aos escravos, que eram considerados a “ralé” da sociedade, era permitido beberem vinho. Era típico das festas romanas das altas individualidades, as “bacanais” onde praticamente tudo era permitido – orgias, bebedeiras, ingestão de comida de forma selvagem entre outras excentricidades. Havia mesmo o Deus Baco, Deus do vinho, festas e folia. Mais se deve aos romanos, como o estabelecimento de quase todas as regiões vitivinícolas históricas existentes na Europa Ocidental, classificação das uvas de acordo com a variedade e com a cor, observação e escalonamento de características de amadurecimento, identificação de doenças, potenciação das vinhas através de técnicas de irrigação e fertilização, armazenamento do vinho em barris e em jarras de vidro entre outros aspectos.

Com a queda do Império Romano, a popularidade do vinho decaiu e só por altura da Renascença voltou a ressurgir. E para o aumento da popularidade do vinho muito contribuiu a religião pois o vinho era peça central da Eucaristia e por isso os monges trataram de plantar vinhas e produzir vinho de modo a que ele não faltasse nas celebrações religiosas. Os monges, principalmente os monges beneditinos e os monges de Cister, eram os principais produtores de vinho na Europa Central e foram os responsáveis pela a industrialização do vinho em regiões vitivinícolas famosas como Bordeaux e Champagne.

Contudo merece menção que a primeira região vitivinícola demarcada do mundo foi criada em Portugal pelo Marquês de Pombal – região demarcada do Douro, que é donde se extrai o famoso vinho do Porto.

No século XIX com fortes intempéries e outras calamidades naturais só as vinhas com mais qualidade e com condições mais apropriadas sobreviveram fazendo-se assim uma selecção natural das regiões com melhores vinhos.

Actualmente o vinho é cada vez mais um produto credenciado e destacado no comércio de bebidas e existe vinhos para todas ocasiões, momentos, refeições e é claro para todas as carteiras – desde o vinho da casa ou o vinho de mesa vendido por um punhado de euros até, por exemplo, até um “Château Lafite Rothsfield” que pode custar dezenas ou centenas de milhares de euros por cada garrafa.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0