Variedade da Uva



PÀGINAS :

- as uvas brancas de Chardonnay são das uvas brancas mais populares isto porque crescem facilmente e de forma vigorosa. Para além de crescerem de forma versátil em regiões como Burgundy, Champagne, Califórnia ou Austrália, o vinho processado de forma optimizada a partir destas uvas caracteriza-se pelo sabor fresco e frutado, os sabores podem ser de figo, melão, pêra, ananás com laivos de sabor a mel, manteiga ou nozes entre outros.

- Chenin Blanc, com origem no vale de Loire está na génese de vinho velhos como Vouvray, Saumur ou Anjou. Noutros locais onde esta variedade é plantadas estas uvas brancas são usadas como uvas de mistura.

- Gamay, uvas pretas utilizadas no famoso vinho francês Beaujolais Noveau, é um vinho jovem,leve, encarnado escuro, com sabor a fruta.

- Grenache, normalmente refere-se a uvas pretas embora também exista Grenache Blanc. De cor encarnada, é uma das vinhas mais bem sucedidas do mundo e permite fazer os vinhos Rosé e caracteriza-se por ser um vinho jovem, frutado e doce.

- Merlot, as uvas Merlot funcionam como principais uvas de mistura de maior parte dos vinhos Bordeaux, floresce na França, Itália, Austrália e alguns estados norte-americanos e caracteriza-se para além da cor encarnada, por sabores suaves a cereja e mel.

- Muscat, as uvas deste tipo está na origem de diversos vinhos desde do espumante italiano Asti Espumanti, até ao doce e espumoso vinho Moscato d´Asti, ou ao francês Muscat Blanc e a partir destas uvas podem-se produzir vinhos doces e com pouco ter alcoólico ou vinhos secos como o Muscat d´Alsace.

- Nebbiolo, as uvas Nebbiolo são de difícil crescimento e maturação localizando-se na Suíça, Califórnia, Austrália e especialmente na de Piedmont em Itália. Relacionado com o vinho Barolo e Barbaresco, as uvas desta variedade produzem vinhos com fortes e intensos sabores a alcatrão, violetas, intensamente tanino e muito ácido. Torna-se ainda mais atraente com a idade.

- Pinote Noir, é a partir destas castas de Burgundy quês se produz um vinho mais leve e suave que outros vinhos gauleses como Merlot e Cabernet Sauvignon. Com efeito estas castas são de difícil crescimento e são muito sensíveis às condições atmosféricas e formas de preservação, originando um vinho potencialmente instável quanto às duas características. No seu melhor o vinho das castas Pinote Noir sabe a framboesas, groselha e cerejas com um aroma a assemelhar-se a rosas murchas, terra, cola ou ervas.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0