Vinho Orgânico



PÀGINAS :

Nos anos ´80 e especialmente nos anos ´90 do século XX, houve um acréscimo significativo de consciência ecológica e os ambientalistas, agricultura biológica, partidos ecologistas, entre outros passaram a estar na moda em todo o mundo. Com efeito, em termos comerciais, criou-se um nicho de mercado pois a procura é crescente e, apesar de na agricultura biológica os preços praticados serem superiores aos preços estabelecidos nas grandes superfícies e mesmo nos estabelecimentos de pequena e média dimensão, o cliente está disposto a pagar para pode ter alimentos mais saudáveis e que ajudem a preservar os recursos naturais das terras – pois apenas são usados neste tipo de agricultura, fertilizantes e adubos naturais.

É neste contexto que cada vez mais proliferam nas prateleiras de vinhos e nas caves de todo o mundo, os vinhos orgânicos.

E os vinhos orgânicos, em termos genéricos, obedecem aos mesmos princípios e regras da Agricultura Biológica, que é o método que permite à natureza proteger e estimular o crescimento de produtos agrícolas sem recurso a substâncias externas. Por conseguinte estão proibidos na Agricultura Biológica, e por conseguinte, nos vinhos orgânicos, o recurso a aditivos alimentares, reguladores de crescimento artificiais, fertilizantes artificiais e pesticidas.

Através da rotação dos solos, da utilização do sistema de pousio, da utilização de fertilizantes naturais e de técnicas tradicionais de cultivo e colheita procura-se não só proteger e preservar os solos como renovar e reciclar os mesmos – “nada se cria, tudo se transforma”.

No campo dos vinhos orgânicos, uma dificuldade se apresentar ao consumidor mundial, o conceito e a legislação aplicável ao vinho orgânico difere de país para país, de zona do globo, para zona do globo. No entanto existe algumas noções gerais que fazem a diferença na altura de escolher o vinho orgânico ideal, assim, exemplo, no Canadá entende-se como “vinho 100% orgânico” como um vinho que advém de castas tratadas através de métodos tradicionais certificados e que não têm qualquer dióxido de enxofre adicionado.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0