Vinho Vintage



PÀGINAS :

O vinho vintage na sua origem designava vinho de um determinado ano, ou pelo menos com castas quase exclusivamente de um determinado ano. Mais recentemente se tem generalizado uma nova ideia associada ao vinho vintage como vinho bastante amadurecido (velho) ou vinho de extrema qualidade – este erro comum deve-se em parte ao vinho do Porto.

As empresas produtoras de vinho do Porto rotulam de vinho Vintage, vinho de Porto de excepcional qualidade em anos em que houve condições extraordinárias que potenciaram o resultado final do vinho do Porto, nos anos mais recentes foi declarado vinho Vintage, o vinho do Porto de 1994, 1997, 2000, 2003, 2007 e 2008.

O Vinho do Porto Vintage, à semelhança de todo o Vinho do Porto, é produzido na região demarcada do Vinho do Porto (Denominação de Origem Controlada) e é o tipo de Vinho do Porto mais raro mas proporcionalmente com maior notoriedade e fama. O Vinho do Porto Vintage é amadurecido em madeira algum tempo e depois completa o seu processo de maturidade durante longos anos em garrafa é por isso que é na sua essência um vinho do Porto estilo Ruby. O mínimo período de envelhecimento de um Vinho do Porto Vintage é de dezena a dezena e meia de anos, mas só a partir dos 20 anos que detém uma qualidade à altura da fama e pode mesmo chegar aos trinta e quarenta anos de envelhecimento.

O Vinho do Porto Vintage marca a diferença não só por ser bastante aromático e rico em termos de sabor mas também por ser um vinho complexo, elegante, com média-alta corpulência, produto acabado de uma mistura de diversas vinhas que lhe confere um carácter, estilo, intensidade próprias e potencializadas pelo facto de as casas de Vinho do Porto apenas certificarem os anos de grande qualidade como Vinho do Porto Vintage de acordo com os seus próprios critérios e características defendidas mas sempre com grande grau de exigência.

E não é por acaso que um Vinho do Porto Vintage faz as delícias de consumidores em todo o mundo como vinho digestivo ou “vinho de sobremesa” – sendo um dos maiores sucessos em termos de exportações de Portugal e uma das imagens de marca deste país à semelhança de outros ícones como Cristiano Ronaldo ou Amália Rodrigues.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0