Sultanina no mundo



As referências mundiais ao nível da produção são a Turquia, sua terra de origem, Austrália e o estado norte-americano da Califórnia, Central Valley, onde mais de 30% das vinhas cultivadas são da variedade de uva Sultana, para além de se encontrar esta variedade de uvas, embora em menores quantidades no Arizona. Para além disso também é produzido na África do Sul, países mediterrânicos e alguns Estados do Médio-Oriente. No Brasil, a produção de vinho branco com base na Sultanina foge ao grande centro vitivinícola brasileiro no Rio Grande do Sul e é especialmente plantado no Nordeste Brasileiro, onde os terrenos são mais áridos e o tempo mais quente – condições óptimas para o cultivo da Sultanina.

Como principais variantes ou designações deste tipo de variedade de uvas temos: Sultana/Sultanina, Superior Seedless, Red Globe, Thompson Seedless entre outras designações.

Para além dos países produtores também os países da Europa Central, Reino Unido e Rússia são grandes clientes do vinho branco Sultana extraído a partir de uvas brancas sem grainha.

A variedade de uvas Sultanina requerem zonas quentes com períodos estivais intensos com o intuito de as uvas poder permanecer na vinha até as uvas estarem completamente maturadas.

Dado que as uvas Sultaninas têm alto teor de açúcar, cerca de 20 por cento, mantêm facilmente a frescura. As uvas Sultaninas para além de ter uma cor dourada, tamanho médio, e de não ter grainha caracterizam-se por serem muito açucaradas. Por conseguinte, o vinho branco Sultana é um vinho seco, leve e refrescante com forte sabor a fruta. A variedade de uvas Sultanina é especialmente indicada para a produção de vinhos brancos de mesa como casta principal ou casta de mistura e para a produção de licores diversos. Os aromas estivais estão bem presentes neste vinho branco que dada a sua doçura, frescura e leveza é apropriado para acompanhar bolos e sobremesas. O vinho branco com base na Sultanina acompanha bem lagostas, caranguejos, crustáceos, pratos com cogumelos e galinha grelhada.

A variedade de uvas Sultanina também tem grande sucesso como sobremesa pois tem um carácter refrescante e não apresenta as incomodas grainhas o que é do agrado de maior parte das pessoas, especialmente de crianças e jovens. Acresce que as uvas Sultanina têm um sabor neutro apreciado, são suculentas, com texturas bem definidas e atraentes em temos visuais, justificando-se assim o epíteto de “uvas mais vendidas do mundo”.

A variedade de uvas Sultanina, ou Sultana, é perfeita como variedade de mistura pois tem um carácter neutral, o que permite misturar com outras castas sem adulterar as características e a essência da casta ou das castas principais, no processo de mistura.

Nos últimos tempos com o intuito de aumentar a produtividade por hectare, tem-se aumentado o tamanho dos bagos verdes-amarelos através da regulação do crescimento e manipulação das vinhas.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0