Chardonnay



PÀGINAS :

Há quem diga que a criação das uvas Chardonnay resultou de um cruzamento casual entre as vinhas Gouais Blanc e Pinot, embora esta tese não seja consensual, uma coisa é certa as uvas Chardonnay, em Mâconnais, está intimamente liga a uma aldeia homónima localizada na parte sul da famigerada região francesa de Burgundy.

Merece menção que o Gouais Blanc é de origem croata e chegou a terras gaulesas pela mão dos romanos tratando-se de uma variedade de uvas praticamente extinta.

Acredita-se que foram pessoas religiosas que estiveram na génese da difusão do vinho branco Chardonnay por toda a França, nomeadamente os monges de Cister. É também aos monges de Cister a quem se credita as primeiras características de industrialização do Chardonnay. Com efeito, foram os monges de Cister quem primeiro plantaram vinhas Chardonnay e produziram vinho Chardonnay com o intuito de produzir e comercializar em grandes quantidades. Outros afirmam que veio da Síria ou Líbano através do Egipto embora não haja registos escritos que evidenciam essa teoria.

Com efeito, o vinho branco Chardonnay é, em termos de origem, um vinho branco francês.

As uvas da variedade de Chardonnay mantiveram basicamente as suas características ao longo da história, as suas vinhas não são muito altas mas compactas permitem o amadurecimento de pequenas e de fina pele uvas douradas. As uvas da variedade de Chardonnay são extremamente sensíveis e vulneráveis e assim requerem cuidados extra quando comparada com outras variedades de uva até para evitar a oxidação das pequenas uvas brancas.

Como as uvas da variedade Chardonnay são muito sensíveis ao que as rodeia, nomeadamente às condições do solo, condições metereológicas e forma de armazenamento e produção. Assim não é de estranhar que o vinho Chardonnay tenha um carácter complexo quanto à sua definição e que apresente um grande leque de sabores e aromas.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0