Merlot



PÀGINAS :

Há vestígios das uvas Merlot desde o primeiro século Depois de Cristo, em França, mas quando queremos falar das uvas Merlot como casta de superior qualidade teremos que nos remontar ao século XIX. Merlot, à semelhança de outras castas francesas, descendem da casta “Biturica”, a primeira variedade de uvas plantada na região de Bordeaux, pelos romanos há cerca de dois mil anos atrás.

A variedade de uvas Merlot é bastante recente, em termos históricos, e, por conseguinte, a primeira referência escrita a Merlot surge apenas em 1784, por uma figura proeminente de Bordeaux aludindo ao facto de Merlot ser um dos melhores vinhos existentes.

Dado a sua qualidade, a casta Merlot rapidamente se espalhou por toda a região de Bordeaux, apesar de inicialmente ser usado como uva de mistura, mas com o decorrer do tempo ganhou maior destaque e deixou de ser simplesmente uva de mistura. Com efeito, o vinho Merlot tornou-se um dos mais populares vinhos franceses competindo com o ainda mais famoso vinho tinto francês – Bordeaux. Para além da região francesa de Bordeaux, com especial destaque para a região de Saint Emilion, estendeu-se o seu cultivo à região de Medoc.

Contudo as uvas extremamente pretas Merlot, que lhe valeram a alcunha de “pequeno melro” ou “jovem melro”, é uma variedade de uva de amadurecimento precoce – isso, por um lado, permite escapar às intempéries do Inverno, mas sujeita-o às geadas típicas da Primavera. É uma variedade de uva que não é muito exigente em termos de solo e os sabores florais que o caracterizam requerem climas mais frios. Contudo o calcanhar de Aquiles do Merlot é a sua fragilidade no tempo de floração e a sua fraca resistência a intempéries e a condições atmosféricas mais adversas assim não se estranha que no início do ano de 1956, maior partes das plantações de Merlot foram dizimadas e nos anos seguintes foram afectadas sistematicamente por podridão.

A situação chegou a tal ponto que em 1970, o governo francês baniu a plantações de novas vinhas de Merlot mais tarde essa interdição foi levantada ou suavizada mas é uma das razões pelo qual não há Merlots com muita idade.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0