O vinho françês uma referencia



A França é uma referência incontornável no panorama dos vinhos, não só porque é na França que são produzidos maior parte dos vinhos mais famosos e mais importantes do mundo, mas também porque a França é o maior produtor mundial de vinho do mundo com cerca de 5 mil milhões de litros produzidos por ano à frente de países como a Itália, Espanha ou Estados Unidos, mas também porque os franceses são, conjuntamente com os norte-americanos, os maiores consumidores de vinho.

A história do vinho em França confunde-se bastante com a história do vinho na Europa, ainda assim pode-se dizer que há diversas menções à produção do vinho em França no tempo do Império romano com especial incidência no Norte de França.

Durante a idade média a arte de fazer vinho foi mantida viva pelas ordens clericais, com especial destaque para os monges, e depois conheceu algum desenvolvimento quando o segundo estado começou também a interessar-se pela produção de vinho.

A vitivinicultura conheceu, à semelhança da política e da sociedade, também a sua revolução com a revolução francesa e o cultivo e produção de vinho foi democratizada.

Do século XIX até aos nosso dias, a vitivinicultura francesa conheceu algumas crises nomeadamente com a praga da filoxera, à dois séculos atrás, pelos constrangimentos causados pelas Duas Grandes Guerras e pelas intempéries que assolaram a França no terceiro quarto do século XX – mas isso acabou por beneficiar, em última análise o vinho francês, pois foram replantadas novas vinhas nos locais e pelas alturas em que elas foram dizimadas mas com outro tipo de resistência quer às intempéries quer às pragas e tão ou mais importante foi criada a Denominação de Origem Controlada ( em francês A.O .C. – Appellation d´Origine Contrôlée) que institui normas e padrões qualidade para a produção de vinho de acordo com as exigências dos novos tempos e serviu de referência para a definição de regiões vitivinícolas e para a delimitação das diversas castas em termos geográficos e tendo sempre presente o factor qualidade. Com este padrão de qualidade, a reputação e a categoria dos vinhos franceses não pararam de aumentar.

É claro que é preciso ter em conta o caso especial dos vinhos Bordeaux que pela sua categoria e pela sua qualidade têm até uma categoria à parte.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0