Regiões e Classificação dos vinhos franceses



PÀGINAS :

No país capital do vinho mundial e famoso pela qualidade e variedade dos seus vinhos tem numerosas regiões vitivinícolas espalhadas um pouco por todo o país.

As mais famosas regiões vitivinícolas francesas delimitadas são: Champagne, Córsega, Côtes du Rhône, Jura, L´Est, Languedoc-Roussillon, Provence, Savoie, Sud-Ouest, Vale de Loire, Bourgogne, Bordeaux, Alsácia.

A região vitivinícola francesa, e provavelmente do mundo, mais famosa é a Região de Bordeaux, localizada a sudoeste do território francês, mais concretamente no departamento admnistrativo de Gironde e apesar de na própria cidade de Bordeaux haver produção de vinho, a produção não se circunscreve à cidade mais importante da região.

A região de vinho de Bordeaux compreende não só a cidade de Bordeaux como os seus arredores e o facto de ter o maior estuário da Europa, clima temperado e Inverno curto, para além de alto grau de humidade possibilita condições óptimas para produção de vinho.É no sudoeste do território francês que se localiza este região de vinho e é a partir de castas de qualidade superior (como Sauvignon, Cabernet-Franc ou Cabernet-Sauvignon) que se produz alguns dos vinhos tintos mais famosos do mundo como Margaux ou Pétrus, por exemplo. Os vinhos com rótulo Bordeaux são dos mais cobiçados em todo o mundo.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0