Vinho de Bordeaux



PÀGINAS :

Os vinhos Cabernet Sauvignon são muito sensíveis às condições climatéricas, aos processos vitivinícolas e outros factores externos que condicionam o produto final mas por norma os vinhos Cabernet Sauvignon têm um intenso sabor frutado onde sobressai o sabor a groselha com laivos, em temos de sabor/aromas colorau, azeitona verde, para além do aroma a pimenta e gengibre com o envelhecimento do vinho oriundos das castas Cabernet Sauvignon podem-se reconhecer sabores a coco, baunilha, tosta, fumo, terra, cogumelos…conforme o método de preservação do vinho.

Mas porventura a casta mais famosa de Bordeaux é a casta de Merlot que é a principal casta na mistura de casta de diversos vinhos Bordeaux. É a partir de quase exclusivamente das castas Merlot que se produz o famoso vinho Château Pétrus. É uma das duas castas primárias da região de Bordeaux e adapta-se especialmente bem a terrenos arenosos. Como crescem e florescem precocemente, e como a pele dos bagos é fina, as vinhas Merlot está susceptíveis de serem condicionados pelas geadas, chuvas ou primeiras ondas de calor. Mas são estas características que permitem-lhe conferir um elevado grau de suavidade e carácter aveludado aos vinhos, assim não é por acaso que não raramente sirva para suavizar as características do Cabernet Sauvignon, no contexto de vinhos de variedades misturadas. Os vinhos tintos das castas Merlot tendem a ser leves, elegantes com forte sabor a frutos silvestres especialmente groselha e framboesa, para além de cedro e pimenta por exemplo mas tem aromas mais intensos, que outros vinhos tintos de Bordeaux, a ameixa, hortelã e amoras entre outros. Com o envelhecimento outras influências aparecem nos vinhos como couro ou húmus.

Numa região de vinhos tintos, as castas Sauvignon Blanc estão na origens de belos vinhos brancos, leves e refrescantes onde as notas herbáceas estão bem presentes e o sabor a fruta também que pode ir desde sabor a maça ou amêndoa até frutos tropicais, especialmente adequados para refeições ligeiras e dias quentes.

Os melhores vinhos das mais reputadas área vitivinícolas da região de Bordeaux, nomeadamente nas áreas de Médoc e Saint Emilion recebem a designação de Grand Cru, numa segunda linha de qualidade aparecem os Cru Bourgeois.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0