Vinho da Califórnia



A variedade de uvas Chardonnay é uma das variedades mais bem sucedidas no "Estado Dourado", o vinho branco oriundo desta casta no estado californiano costuma ser um vinho seco e encorpado, um líquido denso com sabor a pêssego, pêra, maçã verde, citrino, frutos tropicais e com um toque subtil de caramelo. Com o envelhecimento em barris ou em carvalho nota-se manteiga, coco e baunilha. Tem utilização como variedade de mistura em vinhos espumantes.

Outra variedade de uvas popular na Califórnia, importada de França em tempos idos, é o Cabernet Sauvignon, a variedade de uvas mais bem sucedida e com maior notoriedade na Califórnia e que se pode descrever como vinhos tintos geralmente encorpados com grande potencial de envelhecimento. Encontra-se sabores a pimenta, especiarias, frutos silvestres, cereja, tabaco, nozes, café, pimento entre outros. È um vinho muito rico quer em termos de sabores quer em termos de aromas, e com o envelhecimento atinge todo o seu potencial. Se o processo de envelhecimento for feito em garrafa apresentará notas de terra, caixa de cigarros, cedro, cogumelos ou musgo. Se o amadurecimento contínuo for efectuado em casca de carvalho estará presentes notas a coco, fumo e baunilha.

Também o Sauvignon Blanc tem destaque na Califórnia, resultando normalmente em vinhos brancos muito secos, não são vinhos muito encorpados mas com elevada acidez. Os sabores presentes em vinhos brancos oriundos destas castas são muito diversos desde de sabor a erva passando por sabor frutado com presença de melão conforme o clima.

A casta Syrah também tem grande importância no panorama vitivinícola californiano, os vinhos tintos oriundos, desta casta, são têm tendência a ser encorpados, com uma cor escura, com sabor a especiarias, pimenta e especialmente a frutos como por exemplo cereja e frutos silvestres. Normalmente o envelhecimento faz-se em casca de carvalho.

Ainda no campo dos vinhos tintos temos as variedades de Merlot e Pinot Noir. Com Merlot podemos contar comum vinho tinto seco e leve com sabores muito ricos, nomeadamente a pimenta, eucalipto, nozes, azeitonas, tabaco, especiarias, intenso sabor frutado com presença de ameixa, framboesa, mirtilos e cereja preta. Com o Pinot Noir podemos experimentar sabores a terra, frutos silvestres, tomate selvagem, especiarias, canela, alecrim entre outros sabores, é uma variedade de uvas típicas de locais mais frescos e que não é de muito fácil produção e manutenção. E por último dentro das castas mais utilizadas temos a Zinfadel que embora seja relativa a uvas pretas pode originar vinhos brancos ou tintos embora os brancos sejam mais populares na Califórnia. É uma das castas mais antigas na Califórnia.

Mais muitas mais castas estão presentes na Califórnia pois tem condições excepcionais ao nível do solo, clima, tecnologia e know-how para produzir excelentes e diversos vinhos. Por isso muitas outras castas estão presentes neste estado como Gamay, Chenin Blanc, Riesling, Barbera, etc.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0