A Enologia



PÀGINAS :

A Enologia é vulgarmente conhecida como a ciência/estudo da criação e produção de vinhos, sendo muitas vezes associada a Vinicultura ou Vitivinicultura, embora em termos técnicos sejam coisas distintas. Em termos etimológicos, o vocábulo Enologia advém de duas palavras gregas: “oinos” (que significa vinho) e “logos” (palavra ou discurso).

Actualmente a Enologia está intimamente liga à feitura de um bom vinho e ter um ou mais enólogos tornou-se indispensável para as adegas, cooperativas, “quintas”, casas vitivinícolas, etc, de todo o mundo.

Os enólogos, especialistas em termos de Enologia, controlam todos os processos que interfiram e que influenciem o produto final – o vinho. Com efeito, um enólogo controla, com mestria conferida pela sua experiência, percurso académico e know-how, aspectos como as variedades de uvas, pressão, fermentação, temperatura, sabor do vinho, publicidade e propaganda, rotulagem, entre outros aspectos. Os enólogos são “amantes”, e verdadeiros apreciadores, de vinho e sentem a produção de vinho não só como a sua profissão mas também como uma arte, uma forma de estar na vida. Muitas vezes os enólogos são crítico de vinhos não só dos seus como de outros vinhos de outras casas de vinho e de outras produções e/ou castas. É comum vermos um enólogo a comentar e a avaliar as características e as propriedades de um ou mais vinhos nos mais diversos meios de comunicação social como televisão, jornais, revistas especializadas e cada vez mais na Internet.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0