Cabernet Sauvignon



PÀGINAS :

O vinho tinto francês Cabernet Sauvignon é um dos vinhos tintos mais populares do mundo e um daqueles que tem melhor relação preço-qualidade.

É um vinho relativamente recente e até há pouco tempo a sua origem e datação estava envolvida em grande mistério, mas com as novas tecnologias, nomeadamente com o uso do ADN, a sua origem e datação ficou finalmente esclarecida.

Os primeiros registos escritos relativamente ao Cabernet Sauvignon foram encontrados no Chateau Mouton, França, enquadrados historicamente nos inícios do século XVIII. Segundo esses registos, o Barão de Brane, saturado de as suas vinhas serem fustigadas por doenças e por darem sinais de podridão, ordenou que fossem removidas todas as suas vinhas de vinho branco e que fossem replantadas em seu lugar uma casta designada de “Vidure” que significa vinho forte (duro) e desde esse momento é um conceito que está intimamente ligado ao vinho Cabernet Sauvignon.

Embora a tradição oral passada de geração em geração tivesse transmitido a ideia até aos tempos modernos que o vinho tinto mais popular do mundo fosse descendente de vinhos romanos ou de castas espanholas, testes recentes de ADN apontam para outro caminho e segundo um estudo dos anos 90 de universidade californiana o Cabernet Sauvignon moderno é descendente de um cruzamento entre o Sauvignon Blanc e o Cabernet Franc. Sendo possível também através de intensos testes ADN precisar que a origem do Cabernet Sauvignon remonta ao princípios do século XVII.

Assim pode-se dizer que é ideia dominante que foi o cruzamento não intencional entre uma casta selvagem com castas cultivadas que permitiu ao Cabernet Sauvignon adquirir a fortaleza e resistência contra doenças e intempéries, oferecendo-lhe ainda uma intensa cor rosada.

Com efeito o Barão de Brane é considerado o pai de maior parte das vinhas modernas do Cabernet Sauvignon pois segundo os especialistas estas descendem das vinhas primeiramente plantadas no Chateau Mouton.

O seu carácter forte permitiu-lhe granjear muita popularidade pois as castas do Cabernet Sauvignon são das poucas castas resistentes às intensas chuvas do Outono e oferece assim possibilidades de misturas com outras castas como Cabernet Franc ou Merlot.

Apesar de ser cultivada por várias regiões gaulesas, a região mais conhecida de cultivo do Cabernet Sauvignon é a região de Bordeaux e como em França é tradicional nomear os vinhos de acordo com a sua localização geográfica, o vinho Cabernet Sauvignon é denominado vinho Bordeaux. O vinho Cabernet Sauvignon está especialmente presente na área de Médoc, na mais famosa região vitivinícola do mundo – a região do Bordeaux, conhecida pelos seus vinhos tintos de qualidade suprema.

Dado o facto de ter uma maturação mais demorada que outras castas e também devido ao seu intenso sabor, a variedade de uvas Cabernet Sauvignon é comummente utilizada como casta de mistura, especialmente com castas Merlot, tornando o vinho mais suave e frutado mas sempre com aquele carácter próprio das castas Cabernet Sauvignon.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0