Cabernet Sauvignon



PÀGINAS :

Para além da sua terra natal, o Cabernet Sauvignon está presente também em Itália (Tuscânia), nalguns países sul-americanos como Argentina e Chile, Washington, Califórnia e Austrália. Realce para o facto de ser a casta mais bem sucedida na Califórnia e no facto de ter conhecido um notável crescimento no Chile, nos últimos anos.

O Vidure, Petit Cabernet ou Savignon Rouge, como também é conhecido conforme a zona do globo onde é produzido, é caracterizado por ter uma cor rosa escura quase preta, é um vinho encorpado, forte, rica em sabores a frutos silvestres, ameixas e essências de frutos secos, mas é possível também encontrar aromas a eucalipto, tabaco ou hortelã. Os seus bagos são pequenos e com uma esfericidade bem definida, com uma cor bem escura.

Mas o vinho proveniente do Cabernet Sauvignon é claramente beneficiado pelo envelhecimento e não é por acaso que está na origem de alguns dos mais famosos vinhos tintos vintage do mundo. Com o envelhecimento, o seu típico aroma a groselha ganha intensidade e é acompanhado por nuances de violetas, couro, caixa de charutos, terra ou até cogumelos. Também com o envelhecimento, o vinho tinto Cabernet Sauvignon tem tendência a tornar-se mais suave e aveludado.

De notar que embora possa ser utilizado em misturas nos Estados Unidos, para ser designado de Cabernet Sauvignon precisa ser constituído em pelo menos 75 por cento da sua constituição total, por líquido oriundo das castas Cabernet Sauvignon para ser considerado vinho Cabernet Sauvignon.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0