Champanhe



PÀGINAS :

O vinho Champanhe obteve grande aceitação não só além fronteiras, no Reino Unido, como acabou por ser um vinho muito apreciado pelos nobres e passou a ser também um sinal de estatuto e afirmação pessoal.
Para se obter o estatuto de Champanhe,o vinho branco deve ser produzido na região vinícola de Champanhe e a segunda fermentação/efervescência deve ser obtida em garrafa, tendo em conta os processos “Champanoise” , “Remueur”, “Degorgement” entre outras, tendo ainda por base as variedades de uvas Pinot Meunier, Pinot Noir e Chardonnay – embora não seja forçoso usar as três concomitantemente, num cumprimento escrupulosos de toda a regulamentação e legislação determinada para a certificação como vinho Champanhe.

O “rei dos vinhos” pode ser muito versátil indo desde seco e muito seco (Brut e Sec) até intermédio e doce (Demi Sec e Doux). Os mais secos combinam bem com comida requintada como ostras, Foie Gras ou caviar e os mais doces são ideais para festividades e sobremesas. O vinho espumante Dom Perignon é provavelmente o vinho Champanhe mais famoso do mundo e um dos mais caros a nível global. O Champanhe dever ser servido a temperaturas bastantes baixas e em copos altos e delgados ou em taças próprias.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0