Vinho punto org | Portal do Vinho
O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
-
A França é uma referência incontornável no panorama dos vinhos, não só porque é na França que são produzidos maior parte dos vinhos mais famosos e mais importantes do mundo, mas também porque a França é o maior produtor mundial de vinho do mundo com cerca de 5 mil milhões de litros produzidos por ano à frente de países como a (...)
-
-
A Enologia é vulgarmente conhecida como a ciência/estudo da criação e produção de vinhos, sendo muitas vezes associada a Vinicultura ou Vitivinicultura, embora em termos técnicos sejam coisas distintas. Em termos etimológicos, o vocábulo Enologia advém de duas palavras gregas: “oinos” (que significa vinho) e “logos” (palavra ou discurso).
Actualmente a Enologia está intimamente liga à feitura de um bom vinho e ter um ou mais enólogos tornou-se indispensável para as adegas, cooperativas, “quintas”, casas (...)
-
O vinho, ao contrário de outras bebidas, foi certamente criado de forma casual pois trata-se de uma evolução natural do líquido da uva.
Segundo uma lenda da Pérsia antiga quem descobriu o vinho foi uma princesa da corte que tinha perdido a preferência por parte do rei e perante esse facto tentou envenenar-se a si própria com algumas uvas de mesa “derramadas” numa jarra.
Acredita-se que o berço do vinho terá sido na zona circundante do Mar Cáspio e na Mesopotâmia, onde actualmente se situam os países (...)
-
O vinho chegou a Itália, nomeadamente ao Império Romano pois a Itália é um país recente, através dos espanhóis em sítios como a Sicília e Sardenha embora haja anteriormente vestígios de plantações de vinhas feitas por árabes e fenícios. Com o conhecimento adquirido com os Etruscos ou com outros povos o povo romano entregou-se à arte do vinho de alma e coração e nos sopés das montanhas iniciou-se a produção de vinho, nomeadamente: Mamertinum, Caecubum e o afamado Falernum. E foi amor à primeira vista como (...)